Angola acolhe Fórum de Estratégia de Médio Prazo

A cidade de Luanda acolhe, em Maio, o Fórum de Apresentação da Estratégia de Médio Prazo para 2022-2025 do Bureau Internacional de Educação da UNESCO (BIE), que visa a mobilização de recursos no âmbito da actuação e da cooperação.

Segundo uma nota de imprensa do Ministério da Educação, a margem do evento será assinado um acordo para o  fortalecimento do sistema nacional de avaliação, inspecção pedagógica e revitalização da supervisão escolar, bem como para o desenvolvimento de uma estrutura de orientação curricular e estratégia introdutória para línguas angolanas no sistema educacional.

O acordo prevê, igualmente, o estudo e diagnóstico sobre a relevância dos currículos existentes e a sua adequação às necessidades locais.

Neste âmbito,  a alta funcionária do Bureau da UNESCO, Amapola Lama, esteve em Luanda, para analisar os eixos que vão nortear a cooperação entre Angola e o BIE.

O Bureau Internacional de Educação da UNESCO (BIE) é um instituto especializado da UNESCO, criado em 1925, com sede em Genebra, líder em assuntos relacionados ao currículo e avaliação.

A organização realiza pesquisas em educação e fornece suporte técnico e experiência aos Estados Membros da UNESCO, com o objectivo de melhorar a qualidade, equidade, relevância e eficácia dos sistemas educativos por meio do currículo e processos de aprendizagem.

No quadro da sua actuação, o BIE desenvolveu uma Estratégia de Médio Prazo para 2022-2025, na qual estão definidos programas e acções que podem servir de apoio para as iniciativas de Angola e dos demais Estados Membros da CPLP, no domínio do currículo e da melhoria da qualidade da educação.

Leave a comment

Your email address will not be published.