Angola na reunião de Defesa e Sgurança da União Africana

O ministro da Defesa, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, chega na noite desta quarta-feira em Adis Abeba, na Etiópia, a frente de uma delegação angolana para participar na Reunião Ministerial do Comité Técnico Especializado de Defesa, Protecção e Segurança da União Africana (UA).

Nesta quarta, realizou-se a décima sétima reunião ordinária de chefes do estado-maior das forças armadas e de chefes dos serviços de protecção e segurança africanos.

O General João Pereira Massano, chefe dos Serviços de Inteligência e Segurança Militar (SISM) dirigiu a delegação angolana que participou no encontro.

O evento aprovou o relatório da reunião de peritos ocorridos nos dias 9 e 10 mês, diz um comunicado da Embaixada de Angola na Etiópia a que o Jornal de Angola teve hoje acesso.

O Comité Técnico Especializado de Defesa, Protecção e Segurança (CTEDPS) é um órgão político chave da União Africana (UA) estabelecido de acordo com o artigo 14 do acto constitutivo da organização continental.

O principal mandato do CTEDPS é propor linhas de orientação em assuntos de defesa e segurança à Comissão da União Africana (CUA), tais como o aconselhamento na abordagem sobre o desenvolvimento da Força Africana em Estado de Alerta (FAEA).

Leave a comment

Your email address will not be published.