Camucuio é o primeiro município a concluir projectos do PIIM

O município de Camucuio, na província do Namibe, é o primeiro, entre os 164 municípios do país, que concluiu com êxito todos os projectos contemplados no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

De acordo com o site do Ministério das Finanças, o município tinha em carteira 19 projectos que foram todos concluídos e inaugurados, tendo atingido um nível de execução física de 100 por cento, enquanto a execução financeira foi de 95,92%.

Entre os projectos concluídos, destaca-se a construção de seis centros de saúde, distribuídos nas seis comunas que compõem Camucuio.

Em matéria de educação, foram construídas e apetrechadas duas escolas de sete salas de aula nas comunas do Daundo e Culucayona.

No domínio de energia e águas, foram abertos 11 furos e reabilitados 30 sistemas de água, para se garantir o abastecimento do precioso líquido às populações, assim como para o abeberamento do gado e fomentar a actividade agrícola.

No domínio da habitação, o PIIM fez surgir 18 residências do tipo T3 para professores e enfermeiros, com destaque para o complexo residencial na sede do município.

Para a concretização destes projectos no município do Camucuio, o Executivo angolano disponibilizou 2,3 mil milhões de kwanzas.

Segundo o administrador municipal do Camucuio, José Correia, a implementação do PIIM foi um processo desafiante, que contou com a colaboração dos mu-nícipes, que diariamente cobravam a execução e conclusão dos projectos.

O município de Camucuio situa-se a nordeste da província do Namibe, ocupando uma superfície de sete mil 452 quilómetros quadrados.

Com uma população estimada em 63.968 habitantes, Camacuio tem como actividade principal  a agricultura e pecuária, ambas de subsistência.

Segundo o Relatório de Execução Global do PIIM, com a data de corte de 25 de Fevereiro do ano em curso, o programa teve uma execução financeira de 24,5 mil milhões, que serviram para conclusão de 1.932 projectos.

No total, o PIIM tem uma execução financeira global de 380, 4 mil milhões.

Leave a comment

Your email address will not be published.