Cooperativa agrícola recebe meios de trabalho

O ministro da Agricultura e Pescas, António Francisco de Assis, entregou, este domingo, no município do Bailundo, província do Huambo, meios e instrumentos agrícolas à Cooperativa Gilberto Buta Lutucuta, para aumentar os níveis de produção e melhorar o escoamento dos produtos extraídos do campo e a produção.

O titular da Agricultura disse aos jornalistas que a entrega dos referidos meios tem como objectivo garantir o fomento de pequenos negócios e melhorar as condições de vida das famílias rurais da municipalidade.

A cooperativa recebeu do Ministério da Agricultura e Pescas tracção animal e moto-bombas, para minimizar algumas dificuldades que se debatem dia-a-dia, charruas, sacos de adubos, enxadas, catanas e sementes hortícolas.

O acto da cerimónia da entrega dos referidos bens, serviu também para homenagear o antigo ministro da Agricultura, Gilberto Buta Lutucuta, e foi testemunhado pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, e por membros do Governo da Província do Huambo.

O ministro da Agricultura e Pescas, António Francisco de Assis, numa curta intervenção, apelou aos beneficiários a valorizarem e prote-

gerem bem os meios que lhe foram atribuídos, de forma que estes possam garantir a auto-suficiência à produção. Sublinhou, por outro lado, que com a implementação do programa de lojas rurais, levar-se-á a cabo a criação de uma boa solvência para as pessoas que se propõem a desenvolver pequenos negócios, tais como comércio, produção agro-pecuária e outros serviços que contribuem na melhoria do aumento da renda familiar.

António Francisco de Assis elogiou a persistência da Cooperativa Gilberto Buta Lutucuta, considerando um exemplo de sucesso para o sector da Agricultura na província do Huambo. Exortou os membros da cooperativa do bairro da Boa Esperança a continuarem a apostar na formação académica, com o intuito de cultivarem o espírito de negócios, tendo reconhecido, na ocasião, o contributo destes no combate à fome e à pobreza nas comunidades.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, numa mensagem de agradecimento, reconheceu o contributo do Executivo, por intermédio do Presidente da República, João Lourenço, na melhoria da qualidade de vida das populações, já que, observou, os meios vão facilitar a actividade comercial e agro-pecuária e melhorar a situação sócio-económica de algumas pessoas.

O presidente da  Cooperativa Gilberto Buta Lutucuta, Manuel Saiongo, agradeceu ao Governo da província e o Gabinete Provincial da Agricultura e Pescas, pelo “inesperado” gesto. “Estamos gratos e bastante  satisfeitos com esta surpresa e garantimos o redobrar do trabalho no campo, para aumentar os níveis de produção, promover a criação de empregabilidade, aumentar a renda familiar e contribuir para a melhoria das economias locais”, assegurou.

Leave a comment

Your email address will not be published.