Monday, May 16, 2022

Expo Dubai celebra “dia de Angola” a 4 de Fevereiro

O programa da Expo Dubai 2020, a decorrer de 1 de Outubro deste ano a 31 de Março de 2022, fixou a celebração do “Dia de Angola” para 4 de Fevereiro, na semana número 18 dedicada a “Saúde & Bem-estar”.

Ao longo das 26 semanas de evento, nove diferentes temáticas foram escolhidas para centralizarem as reflexões sobre os desafios mundiais, através de painéis de especialidade.

Estas discussões abrem com o tema “Clima e Biodiversidade”, de 3 a 9 de Outubro, e encerram com a semana da “Água”, sob o lema “Como proteger os escassos recursos hoje para garantir o amanhã”, de 20 a 26 de Março.

A participação de Angola no evento está avaliado em 10 milhões de dólares, dos quais quatro milhões e 500 mil dólares foram gastos na construção do pavilhão e o restante destina-se às despesas inerentes à Expo.

A comissária-geral de Angola na Expo 2020 Dubai, Albina Assis Africano, informou, numa recente conferência de imprensa, que para o lado cultural estão preparados shows com artistas nacionais e de Cabo Verde, grupos de danças tradicionais e de música clássica, exposições de pintura, bem como pratos típicos da gastronomia nacional.

O objectivo da participação de Angola é promover o país, o seu povo, a cultura e atrair investimentos em diferentes áreas.

O tema de Angola é “Conectar com a tradição para inovar”, enquanto o slogan “Da tradição à inovação”, sendo o pavilhão construído em betão nos dois mil e 300 metros quadrados, num lote de três e 600 metros quadrados em formato relacionado com o povo Lunda Tchokwe.

Com base no slogan escolhido, o país vai evidenciar a abrangência nacional em cinco importantes áreas: educação, emprego, novas indústrias, capital financeiro e governança.

A decorrer este ano devido à pandemia da Covid-19, Dubai será a primeira cidade do Médio Oriente a albergar uma exposição mundial com o tema central “Conectando mentes, criando o futuro”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.