Golungo-Alto é um marco da Luta pela Independência

A importância histórica do município do Golungo-Alto no surgimento e crescimento estrutural do MPLA, enquanto força política que liderou os processos de Luta de Libertação Nacional, foi ressaltado, na vila com o mesmo nome, pelo secretário provincial do partido dos “camaradas” no Cuanza-Norte, Adriano Mendes de Carvalho.

O político, que falava durante o acto de massas, enquadrado na abertura da pré-campanha no Cuanza-Norte, disse que os habitantes do Golungo-Alto sempre estiveram ao lado do MPLA, desde os primórdios da Luta pela Independência Nacional até ao alcance da Paz, em 2002.

Adriano Mendes de Carvalho destacou as figuras de Cónego Manuel das Neves, Manuel Pedro Pacavira, Lopo do Nascimento, António Jacinto e de outras figuras locais, que, desde jovens, se entregaram à causa da luta de libertação nacional, em prol de uma Angola independente, próspera e democrática.

O Golungo-Alto, referiu, é tradicionalmente a terra do MPLA, tendo avançado que a realização do referido acto de massas, realizado no sábado, marca o percurso triunfal daquela associação, para as próximas eleições gerais. “Estou confiante, com a vossa participação activa, numa vitória esmagadora do MPLA nas próximas eleições gerais”, enfatizou o político. “Antes da convocatória das eleições para este ano, alguns achavam que o nosso presidente tinha medo de enfrentar a oposição, mas os factos, hoje, provam o contrário”, disse. “O nosso presidente está preparado para a vitória”. O primeiro-secretário provincial do MPLA no Cuanza-Norte fez saber que os desafios causados pela crise económica e pela Co-vid-19, que, no seu entender, abrandaram, em certo momento, as acções do Executivo, tornaram o MPLA mais forte, com o seu presidente a demonstrar capacidade de gestão e sentido de liderança. “Está provado isso, pela forma como o Executivo recuperou da situação e implementou uma série de projectos sociais pelo país”, frisou o dirigente partidário.

Essas acções, disse, “são visíveis, também, aqui, no Golungo-Alto, onde temos realizado melhorias das condições sociais básicas das populações locais”.

Acrescentou que têm directamente a ver com projectos estruturantes para o abastecimento de água potável aos habitantes da sede do Golungo-Alto e arredores.

 O primeiro-secretário Adriano Mendes de Carvalho destacou a importância da transmissão de mensagens de esperança ao povo, sem desprimor para a criação de hábitos de convivência cívica e pacífica dos militantes do MPLA, para o alcance de uma Angola cada vez mais democrática e civilizada para todos.

Leave a comment

Your email address will not be published.