Inauguração de universidade marca novo ano académico

A abertura do ano académico 2021/2022 no subsistema de ensino superior, que acontece amanhã, vai ser marcada com a inauguração da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), no Cuito, província do Bié.

A nova instituição de ensino superior tem, para este ano, cinco mil vagas para cursos de graduação e pós-graduação.
Do programa de abertura do ano académico, que será aberto pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, consta ainda a intervenção do embaixador do Reino de Espanha em Angola.

Segundo o presidente da Universidade Internacional do Cuanza, Victorino Baião, a instituição conta com professores nacionais e estrangeiros (de Espanha, Cuba, México, Argentina, Moçambique e Camarões).

Em entrevista ao Jornal de Angola, Victorino Baião disse que com a abertura do ano lectivo, a instituição concede emprego directo  a 100 pessoas além dos 500 que estão a trabalhar na edificação dos restantes edifícios, desde o ano passado.

Informou que o Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MITTICS) e a Universidade Internacional do Cuanza assinaram, em Outubro de 2020, um acordo para a implementação do “Observatório de Tecnologia 5G (nova geração de tecnologia). “Este acordo vai permitir que estudantes e operadoras possam consolidar e criar condições  para o processo de transformação digital, bem como melhorar o investimento nas telecomunicações”, assegurou.

O 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que as empresas de telefonia celular começaram a implementar em todo o mundo a partir de finais de 2018.

Leave a comment

Your email address will not be published.