Tuesday, September 28, 2021

Investimento turco em Angola vale 200 milhões de dólares, João Lourenço quer atrair mais

Os investimentos turcos em Angola atingem atualmente 200 milhões de dólares (169 milhões de euros), valor que o Presidente angolano espera aumentar a médio prazo, apresentando o potencial do país africano, na quarta-feira, no Fórum de Negócios Angola-Turquia.

João Lourenço, que se encontra de visita à Turquia para impulsionar as relações económicas dos dois países, espera cativar os investidores para setores considerados prioritários, como indústria, minas, energia, turismo e transportes, além do comércio, onde Angola e Turquia têm já fortes ligações, refere uma nota da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX).

Atualmente, os investimentos turcos em Angola estão direcionados sobretudo para a mineração e siderurgia e a balança comercial é desfavorável para o lado angolano.

Entre 2015 e 2020, Angola comprou à Turquia bens no valor de 1,7 mil milhões de dólares (1,4 milhões de euros), enquanto as exportações angolanas para a Turquia não superaram os 42 milhões de dólares (35 milhões de euros).

O Presidente angolano vai fazer o discurso inaugural do Fórum de Negócios Angola-Turquia, no centro de conferências Ato Congresium de Ankara, Turquia, devendo focar-se nas oportunidades que o país oferece, políticas de apoio ao investimento privado e a diversificação da economia e as medidas que têm sido adotadas para melhorar o ambiente de negócios.

Vão intervir também no evento, onde são esperados cerca de uma centena de representantes de empresas angolanas e turcas, o ministro do Comércio da Turquia, Ahmet Mus, o presidente do Conselho de Administração da AIPEX, António Henriques da Silva, e o presidente da organização congénere DEIK.

Nos últimos 18 anos, a Turquia aumentou consideravelmente a sua presença em África, passou de apenas 12 embaixadas e investimentos na ordem de 100 milhões de dólares (85 milhões de euros) em 2003 para 42 embaixadas e cerca de 6,5 mil milhões de dólares (5,5 milhões de euros) de investimento direto em 2021.

No período de 2003 a 2019, o comércio com África aumentou cerca de cinco vezes e 51 cidades africanas são agora servidas pela Turkish Airlines, que prevê iniciar ligações diretas com Angola em breve, acrescenta ainda a AIPEX.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *