Friday, October 22, 2021

Ismael Martins lidera observadores da UA

O diplomata e antigo ministro Ismael Martins vai liderar a missão de observadores da União Africana (UA) às eleições presidenciais de Cabo Verde, que se realizam próximo domingo (17), anunciou hoje a instituição.

Em comunicado, a instituição refere que a missão de observadores de curto prazo para monitorar e relatar o processo eleitoral será composta por 35 pessoas e estará em Cabo Verde de 10 a 23 de Outubro, reforçando que esse período servirá “para realizar a observação e análise de aspectos chave do processo eleitoral”, no âmbito da avaliação da UA.

A missão é também composta por representantes permanentes junto à União Africana, funcionários de órgãos de gestão eleitoral, membros da sociedade civil, especialistas em género e em direitos humanos, bem como representantes de organizações juvenis.

Ainda segundo a UA, inclui representantes de 20 países africanos, entre os quais Angola, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, que também integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A missão de observação prevê reuniões com autoridades locais durante este período e os seus membros serão distribuídos pelas nove ilhas habitadas a partir de sexta-feira.

Após o período eleitoral, a missão da UA prevê apresentar publicamente as suas conclusões e recomendações preliminares em 19 de Outubro, ainda na Praia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *