Ministro Tété António desloca-se aos Estados Unidos da América

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, deixou esta noite de quarta-feira, Luanda com destino a Washington, DC, para uma visita oficial de 24 horas, a convite do secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Antony J. Blinken.

Segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores enviado hoje ao Jornal de Angola, o chefe da diplomacia angolana vai, entre outras actividades, realizar uma visita guiada a Embaixada de Angola em Washington e manter um encontro de trabalho com Antony J. Blinken,

A ocasião será aproveitada também para as duas entidades falarem do aprofundamento da cooperação bilateral nos mais variados domínios da vida política, diplomática, comercial, e socio-economica, em particular a diversificação da economia e atracção de investimento privado em Angola.

A questão do multilateralismo, com foco nos assuntos internacionais da actualidade, poderá estar igualmente no centro das atenções entre os chefes das diplomacias de Angola e dos Estados Unidos da América.

No dia 19 de Maio do corrente, a República de Angola e os Estados Unidos da América celebraram 29 anos de relações político-diplomáticas.

As relações político-diplomáticas entre os dois países assentam em catorze 14 instrumentos jurídicos assinados entre as partes, com destaque para o “Memorando de Entendimento para o Diálogo Bilateral entre a República de Angola e os Estados Unidos da América”, assinado em Washington DC, aos 8 de Julho de 2010, com o objectivo de se promover e aumentar a cooperação político-diplomática, económico-comercial, técnico-científica e cultural entre os dois países.

“A actual visita de Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, aos Estados Unidos da América, representa o firme desejo do Governo angolano em aprofundar e consolidar os laços de cooperação existentes entres os dois países, com base no respeito e benefícios mútuos”, lê-se no comunicado do MIREX.

Leave a comment

Your email address will not be published.