Moeda de 200 kwanzas “chegou” no mercado

A nova moeda metálica de 200 kwanzas, comemorativa dos 20 anos de Paz que hoje são assinalados, já circula por todo o território.

A moeda de 200 kwanzas, que se junta a de papel, vai chegar ao público através dos bancos comerciais, algo que permitirá às pessoas fazerem pagamento reforçado, tanto em moeda metálica, quanto em nota.

A moeda metálica de 200 kwanzas é unicolor, prateada e semi-serrilhada, tem um tamanho de 28,5 milímetros de diâmetro, com um peso de 10,5 gramas. É a maior de todas as moedas em circulação.

No seu verso, destaca-se o valor facial, ao centro, a inscrição “Kwanzas”, a cestaria como símbolo da cultura nacional e, na base, o ano de emissão (2022). O desenho da nova moeda representa o abraço fraterno que expressa a união nacional entre os angolanos e foi resultado do concurso de desenho lançado pelo BNA, a nível nacional.

O material usado na moeda de 200 kwanzas é o mesmo que foi utilizado na de 50 kwanzas. A nova moeda tem como característica a de ser a melhor que conserva os seus tons e de ter maior qualidade que as outras.

Como característica de segurança, destaca-se a inclinação da moeda metálica dentro de um dos zeros e a alternância do número 200 com as letras BNA. 

Ao abrigo da Lei nº 1/22, de 24 de Janeiro, complementarmente o BNA ajustou o valor das moedas metálicas em circulação de 50 cêntimos, um kwanza, cinco kwanzas e dez kwanzas ao equivalente a 0,01 euros, de 20 kwanzas a 0,03 euros, de 50 kwanzas a 0,09 euros e de 100 kwanzas a 0,19 euros. Actualmente, perfazem um total de oito moedas metálicas da “família Kwanza”.

Leave a comment

Your email address will not be published.