Wednesday, May 18, 2022

PAPE criou mais de 22 mil postos de trabalho

O Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE) criou, desde Setembro de 2020, mais de 22 mil postos de trabalho directos em todo o país, revelou, sexta-feira, no município do Andulo, Bié, o director Nacional do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).

Leonel Bernardo sublinhou que, no município do Andulo, o Plano criou 913 postos de trabalho para quem recebe kits de trabalho para o fomento do emprego bentre os jovens. 

Leonel Bernardo frisou que a meta é beneficiar 42 mil pessoas com kits de trabalho. Ao todo, 5.132 jovens já receberam. “Desde o relançamento do programa, em Setembro de 2020, foram, igualmente, contemplados 44.923  jovens com micro-crédito  e criados 22.922 postos de trabalho em todo o país”, afirmou.

Na província do Bié, nesta segunda fase, foram concedidos 140 micro-créditos, entregues 190 kits profissionais e celebrado um acordo entre o MAPTSS e empresas locais para facilitar estágios aos jovens recém-formados no Sistema Nacional de Formação Profissional de Educação.

“O PAPE é um programa de âmbito nacional, que visa fomentar e apoiar o espírito de iniciativa dos empreendedores, fundamentalmente jovens e mulheres, valorizar as profissões, através da atribuição de carteiras profissionais e dar oportunidade de estágio aos jovens recentemente formados em diversos centros de formação técnico-profissional”, disse.

Leave a Reply

Your email address will not be published.