Tuesday, May 17, 2022

PIIM reforça Educação com 13 novas escolas

Um total de 13 novas escolas, surgidas no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), entram em funcionamento, neste ano lectivo, no Cunene, para albergar mais de 6.500 crianças do ensino primário, anunciou ontem, na localidade de Oshimolo, o director do Gabinete Provincial da Educação.

Domingos de Oliveira disse que, além das 13 escolas que acolhem crianças que estudavam em salas improvisadas debaixo de  árvores, a província vai ganhar 24 complexos residenciais, para acomodar professores e enfermeiros da zona rural.O director acrescentou que o Governo Provincial do Cunene está a envidar esforços, para que os referidos projectos sejam concluídos ainda neste ano lectivo.

Domingos de Oliveira considerou que o ano lectivo anterior foi muito difícil para a província, devido à seca que assola a região, uma situação que se agravou ainda com o surgimento da pandemia da Covid-19.

Por causa dessas duas situações, segundo o director, o registo de abandono escolar foi de 72.853 crianças, das quais 59.397 do ensino primário. Domingos de Oliveira pediu aos professores, para este ano, um maior empenho, no sentido da inserção desses alunos no sistema de ensino e aprendizagem e na sua rápida recuperação escolar.No presente ano escolar, Cunene vai dispor de 475 unidades do ensino, asseguradas por 6.146 professores.

Leave a Reply

Your email address will not be published.