PR realça relações históricas e cooperação com Cuba

O Chefe de Estado, João Lourenço, destacou hoje as relações históricas de amizade e cooperação entre Angola e Cuba há várias décadas, num dia em que se celebra mais um aniversário da Revolução Cubana.

Em nota de felicitação dirigida ao Presidente de Cuba, Miguel Mário Diaz-Canel Bermúdez, o estadista angolano sublinha que os dois países mantêm há várias décadas relações com resultados que reforçaram os pilares sobre os quais assentam importantes e sólidas conquistas de ambos os povos.

“Expresso-lhe, nesta ocasião, o  nosso interesse em continuar a estreitar os laços de amizade e de solidariedade que unem os nossos povos, países e governos”, afirmou.

Segundo o Chefe de Estado, é uma honra felicitar o povo cubano, o Governo e o Presidente Diaz-Canel Bermúdez, pela celebração de mais um aniversário da Revolução Cubana.

“Queira  aceitar, estimado camarada, a expressão  dos meus melhores votos de boa saúde, bem-estar pessoal e os de muitas prosperidades para o povo cubano”, concluiu o Presidente da República, João Lourenço.

Relações

As relações entre os dois Estados remontam à época da guerra fria (terminada em 1991),  logo depois da proclamação da Independência Nacional, em 1975.

A parceria entre os dois países iniciou-se com a colaboração técnico-militar, tendo em conta a situação de instabilidade na época, mas começou a mudar de figurino a partir de Fevereiro de 1976, com a assinatura do primeiro Acordo Geral de Cooperação.

Esse importante instrumento jurídico viria desembocar, mais tarde, na instituição de uma Comissão Bilateral entre Angola e Cuba.

Pelas circunstâncias políticas de então, o Acordo Geral de Cooperação continuou a privilegiar as acções de auxílio técnico-militar, até 1991, um ano antes da implantação do multipartidarismo em Angola.

No relacionamento entre os dois países, essa componente (militar) serviu de “rampa” de lançamento para uma parceria mais alargada, agora a outras áreas sociais, como a Educação e Saúde.

Leave a comment

Your email address will not be published.