A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, prestigiou este domingo (17) a cerimónia de encerramento da primeira edição da Feira da Mulher Rural, uma iniciativa da Organização da Mulher Angolana (OMA).
A feira, que decorreu entre os dias 14 e 17, no Pavilhão Multiuso do Kilamba, e contou a participação de 200 expositores entre agricultores, artesãos, costureiros e fazendeiros das províncias do Huambo, Bié, Malanje, Uíge, Bengo e Luanda.
O evento, que se realizou sob o lema: “Mulheres e Raparigas Rurais a Construir uma Resistência Climática”, visa despertar o empoderamento das mulheres rurais e fazendeiros e atrair mais investigadores.
Concessão de crédito
Na ocasião, a OMA e o Banco Sol celebraram um acordo para concessão microcrédito com o objectivo de incentivar o empreendedorismo junto das mulheres.
O crédito mínimo a ser concedido é de 350 mil kwanzas e o máximo de sete milhões de kwanzas com uma taxa de 1,88% ao mês e 25% ao ano.
A cerimónia de encerramento contou, também, com as presenças da ministra da Acção Social Família e Promoção da Mulher, Fastina Inglês, do secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, da secretária-geral da OMA e da Joana Tomás.