Registo Eleitoral Oficioso concluído com sucesso

A directora provincial dos Registos e Modernização Administrativa do Bengo, Elisabeth Lima, afirmou sexta-feira, em Caxito, que o processo do Registo Eleitoral Oficioso na província foi concluído a 100 por cento, fruto da afluência massiva dos cidadãos aos Balcões de Atendimento ao Público (BUAP).

No âmbito do Registo Eleitoral Oficioso, o processo começou em Setembro de 2021 e atingiu a meta preconizada de 100 por cento de actualizações dos dados dos eleitores, disse à Angop a responsável.

Neste momento, disse, decorrem os trabalhos de verificação dos dados.

Apesar de se registarem alguns constrangimentos de ordem técnica, que obrigaram à substituição dos tablets por computadores de mesa, considerou  o processo de positivo.

Sem avançar números, por ser de responsabilidade da Direcção Nacional dos Registos, referiu que antes da prorrogação do prazo, as metas preconizadas já tinham sido atingidas no Bengo.

A afluência nos municípios foi muito satisfatória, disse, referindo-se ao processo que  durou sete meses e  mais sete dias de prorrogação.

Na província do Bengo, o processo contou com 25 Balcões de Atendimento ao Público (BUAP) fixos, enquanto as brigadas móveis variavam entre 25 e 35 postos, de acordo com a demanda.

O BUAP é uma ferramenta de modernização de prestação de serviços pelos órgãos da Administração do Estado, que visa aproximá-lo do cidadão, simplificando a emissão de documentos fundamentais para o exercício da cidadania e participação.

Leave a comment

Your email address will not be published.