Segurança Pública no país reforçada com nova parceria

As acções para a segurança pública e estudos criminológicos a nível da Polícia Nacional vão dispor, a partir de agora, de novas estratégias, no quadro de um acordo a ser assinado, hoje, em Luanda, entre a corporação e a PetroShore Compliance.

O referido acordo, a ser rubricado pela Polícia Nacional, através do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais General Osvaldo de Jesus Serra  Van-Dúnem (ISCPC) e a PetroShore Compliance, visa, ainda, o desenvolvimento de centros de pesquisa nas áreas das Ciências Sociais, Humanas, Jurídicas, Criminais e Policiais, prevenção e combate à corrupção.

Neste âmbito, os efectivos da Polícia Nacional vão beneficiar, nos próximos tempos, de formação e capacitação para o desenvolvimento de projectos técnico-científicos e de inovação.

Olga Leite, da assessoria de imprensa da PetroShore, explicou ao Jornal de Angola que ao nível da formação técnico profissional, o acordo prevê a colaboração para o desenvolvimento e realização de formações, workshops, conferências, mestrados profissionais e pós-graduações nas áreas comportamentais e técnicas de investigação, bem como capacitação presencial ou em e-learning.

Disse que as duas entidades vão trabalhar em conjunto na organização de programas de formação pós-graduada e de cursos de profissionalização, com certificação nacional e internacional e cooperação no domínio da instalação de bibliotecas/videotecas e permuta de publicações.

Olga Leite garantiu que a  PetroShore Compliance compromete-se a desenvolver um programa de estágios e práticas profissionais destinado a cadetes e mestrandos do ISCPC.

“O contributo ao nível das formações, extensões universitárias e mestrados cumprirão rigorosos padrões internacionais, ao passo que no que respeita às de carácter profissional, todas terão o certificado do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e do Continuing Professional Development (CPD), do Reino Unido.  Olga Leite referiu que a parceria, com duração prevista de um ano, renovável, com avaliações semestrais, prevê a modalidade de formação com componentes prática e teórica, sendo que o “formando é avaliado em cada módulo e sujeito a aprovação final para recepção dos certificados”.

Da parte da Polícia Nacional, o director-adjunto para a área científica do ISCPC, subcomissário Andrewyong Inaculo considera que a parceria vai beneficiar não apenas toda a corporação, mas, também, os órgãos do Ministério do Interior, dada à abrangência de temáticas contempladas pelo acordo.

A PetroShore Compliance é uma consultora angolana que actua na área da prevenção da criminalidade corporativa, desenvolvimento da cultura do compliance corporativo, incluindo na criação e desenvolvimento de programas de integridade e anti-corrupção e como business school é especializada em formação em Sistemas de Gestão de Conformidade Regulatória.

Leave a comment

Your email address will not be published.