Selecção Nacional joga eliminatórias no Grupo C

Angola vai disputar a partir de Novembro, no Grupo C, diante da Costa do Marfim, República Centro Africana (RCA) e Guiné, a primeira janela das eliminatórias qualificativas para o Campeonato do Mundo sénior masculino de basquetebol, a decorrer de 25 de Agosto a 10 de Setembro de 2023, nas Filipinas, Japão e Indonésia.

A cerimónia de sorteio aconteceu ontem de manhã, na sala Patrick Baumann, na cidade de Mies, Suíça. Na Série A da corrida africana ao mundial asiático, estão as selecções de Cabo Verde, Mali, Uganda e Nigéria. Na B estão o Sudão do Sul, Camarões, Rwanda e Tunísia.

O D é integrado pelo Senegal, República Democrática do Congo (RDC), Quénia e Egipto. Ainda ontem, conheceram também os seus adversários as selecções dos continentes europeu, asiático, oceânia e americano.

Dando continuidade ao sucesso do sistema de Competição da FIBA implementado em 2017, para qualificação das equipas para a Mundial da China, em 2019, este ano, 80 países discutirão o apuramento em seis janelas durante 15 meses.

As partidas serão disputadas a duas voltas, com cada selecção a jogar em casa e fora, entre os dias 20 a 30 de Novembro deste ano, 21 de Fevereiro a 1 de Março e 27 de Junho a 5 de Julho de 2022.

Os três primeiros classificados de cada grupo avançam para a segunda ronda de qualificação, onde irão jogar contra os três primeiros classificados de outro grupo, formando as séries E e F, no caso de África.

Os dois primeiros classificados de cada série e o terceiro melhor da segunda ronda de qualificação asseguram o apuramento para o Mundial.

Leave a comment

Your email address will not be published.