Angola melhora sistema financeiro e sai da lista negra do GAFI

Angola fez progressos no sistema financeiro, depois de sair das listas negra e cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), disse o governador do Banco Nacional de Angola ,BNA, José de Lima Massano.

Para José de Lima Massano, “evoluímos no ano de 2016, saímos em definitivo desta lista. Saímos da lista negra, passámos na cinzenta e saímos”, referiu aquando da realização da 105ª Sessão do Comité de Política Monetária (CPM), que decorreu na Huíla, a 31 de Maio do ano em curso.

Em declarações, na altura, sobre a vinda a Angola da equipa do Grupo de Prevenção ao Branqueamento de Capitais da África Oriental e Austral (ESSAMLG), sublinhou ser o caminho que o País vem trilhando, desde 2010, período em que estava bloqueado por fazer parte de uma lista de países que eram considerados não cooperantes. “Queremos continuar fora dessas listas.

O trabalho é permanente e as regras são alteradas e algumas são determinadas pelo próprio GAFI, que regula essas matérias e outras são de iniciativas das nossas próprias autoridades, incluindo o próprio Banco Nacional de Angola”, assegurou o patrão do banco central citado pela ANGOP.

Leave a comment

Your email address will not be published.