Tuesday, May 17, 2022

Balança comercial regista saldo positivo

A balança comercial de angolana registou um saldo positivo de 4,11 biliões de kwanzas no quarto trimestre de 2021, sobretudo devido ao aumento do preço do petróleo, principal produto de exportação.

Segundo as estatísticas do comércio externo referentes ao quarto trimestre de 2021, disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), citado hoje pela Lusa, as exportações angolanas, nesse período, registaram um aumento global de 57,7%, face ao período homólogo, tendo a Ásia, a Europa e a América do Norte como os principais continentes das exportações angolanas.

O continente asiático absorveu o maior volume das exportações angolanas nos últimos três meses de 2021 com 77,1%, seguido do continente europeu com 13,1%, América do Norte com 3,9% e o continente africano com 2,6% em relação ao valor total.

A China, maior credor de Angola, foi o principal destino das exportações angolanas com 57,4%, seguido da Índia com 9,3%, Espanha com 5,2%, Emirados Árabes Unidos com 4,5% e a Tailândia com 3,2%.

Leave a Reply

Your email address will not be published.