Wednesday, May 18, 2022

“Conversas da Academia” com Kanguimbo Ananaz

A escritora Kanguimbo Ananaz será o destaque, esta quinta-feira, às 19h00, de mais uma edição do projecto “Conversas da Academia à Quinta-feira”, uma iniciativa da Academia Angolana de Letras.

A escritora foi convidada para falar sobre o seu percurso de vida e a sua carreira como autora, declamadora e psicóloga, cujos trabalhos a catapultaram para um naipe de artistas com grande visibilidade.

A comunicação de Kanguimbo Ananaz, pseudónimo de Maria Manuela Cristina Ananás,natural do Namibe, terá a moderação do poeta, escritor e ensaísta António Fonseca.

A dissertação da poetisa pode ser acompanhada pela plataforma Zoom, desde que o interessado em assistir se conecte com um dispositivo electrónico, introduzindo o ID: 698 571 63 e a senha: AAL2022.

A prelecção de Kanguimbo Ananaz é a terceira do mês de Março do projecto semanal e antecede a comunicação de David Capelenguela, cuja presença está marcada para o dia 24, para falar, igualmente, sobre a sua vida e obra. Ambas sucedem as conferências sobre “O presidencialismo angolano” e “Direito do Estado Vs Direito Costumeiro”, cujos prelectores foram o constitucionalista Esteve Hilário e a juíza jubilada por Luzia Sebastião, respectivamente.

Kanguimbo Ananaz encontrou na poesia, ainda na adolescência, uma forma de expressão, e em adulta descobriu que a literatura infantil e juvenil pode ter um papel importante na transmissão de valores.

É membro da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA) e da União dos Escritores Angolanos (UEA), onde, entre 2004 e 2010, exerceu as funções de secretária para as Actividades Culturais, e da União Nacional dos Artistas e Compositores (Unac).

Tem participações no Fórum Internacional de Literatura de Língua Portuguesa, nomeadamente no Brasil, Cabo Verde, Israel, Cuba e Portugal. Apresentadora e comentarista em televisão, na rádio e em jornais, designadamente em temas sociais, é também palestrante e dedica-se a maior parte do tempo à orientação de jovens.

Kanguimbo Ananaz tem 11 livros publicados, em poesia, contos infantis, infanto-juvenis e ensaios, e presença em várias antologias nacionais e internacionais.

Entre os livros de sua autoria estão “Seios do Deserto”, “Pétalas Rasgadas”, “Avô Sabalo”, “Soba Kangeiya e a Palavra”, “As Férias de Yahula” e “Seios e Ventres”.

Foi galardoada em 2019 com um diploma de honra pela organização do IV Festival Internacional de Poesia, que decorreu na cidade de Xai-Xai, em Moçambique, em reconhecimento à sua contribuição para a exaltação da Literatura Africana.

Leave a Reply

Your email address will not be published.