A embaixadora de Angola na Itália, Fátima Jardim, convidou os investidores italianos a aproveitarem as oportunidades de negócios em curso no País.
O anúncio foi feito na Conferência sobre ‘O Modelo de Desenvolvimento Territorial Italiano’, organizada nesta quinta-feira, pela Câmara de Comércio e Indústria Angola e Itália.
A diplomata, quer cada vez mais empresas italianas a investir no país nos mais variados domínios, além do petróleo. Destacou ainda que, as relações entre os dois países, Angola- Itália, são consideradas excelentes e estratégicas.
Reconheceu ainda o contributo prestado por várias empresas da Itália, que continuam a apostar em vários sectores para no desenvolvimento de Angola, com foco na petrolífera ENI que, entre outras acções, está apoiar o país na conversão energética e na formação dos quadros locais.
Falando em vídeo-conferência, a partir de Roma, referiu que tem recebido empresários de vários ramos que procuram saber um pouco mais sobre Angola e das oportunidades, actuais, existentes para o investimento, sem no entanto avançar números.
Para os empresários italianos, Fátima Jardim falou das potencialidades existentes em Angola, que além dos seus recursos naturais, legislação para a atracção do investimento privado, que dá várias garantias ao empresariado, dispõem também de mão-de-obra jovem.
“ Estamos aqui a incentivar os investidores que prossigam e que se concentrem nas capacidades locais dos vários recursos de Angola, que tirem vantagens, benefícios, criem empregos e integrem nas suas intenções os objectivos que ajudem a recuperação económica da crise que vivemos com a covid-19 e da crise financeira”, incentivou.
A diplomata solicitou também a transferência de novas tecnologias, a adopção de novas abordagens que estimulem a diversificação económica e o reforço da cooperação do investimento entre ambos os países.
“Convido os investidores aqui presentes, sobretudo os italianos, a visitar Angola para que em conjunto constatem in loco as potencialidades e oportunidades que o Governo angolano está a criar para que o nosso País possa desenvolver e entrar em franco desenvolvimento, continuar a confirmar esta parceria”, sublinhou a diplomata.
Para a Fátima Jardim, o Modelo de Desenvolvimento Territorial da Itália, apresentando neste fórum, demonstra a vontade daquele país em querer apoiar as inúmeras regiões de Angola, replicando a experiência.