Tuesday, May 17, 2022

Reservas Internacionais Líquidas estimadas em 10,3 mil milhões de dólares

As Reservas Internacionais Líquidas (RIL) do país iniciaram este mês num patamar de 10,3 mil milhões de dólares, depois de fechar Outubro nos 10,1 mil milhões.

De acordo com o quadro sobre a evolução diária das Reservas do Banco Nacional de Angola (BNA), este é o culminar de uma trajectória de alta iniciada em Setembro.

Em relação às Reservas Internacionais Brutas (RIB), no mesmo período (início de Novembro), fixou-se nos 16,1 mil milhões de dólares, um pouco abaixo dos 17,01 mil milhões apurados no final do mês de Outubro.

No final de Dezembro de 2020, a RIL do país era de 8,7 mil milhões e a RIB de 14,8 mil milhões. Em Agosto de 2021, atingiu-se o pico antes do actual. Na altura, apuraram-se  9,8 mil milhões de dólares em reserva líquida e 16,7 mil milhões em reserva bruta.

Os meses de Abril e Maio, com 7,9 mil milhões de dólares foram os que obtiveram o menor desempenho, pois nos meses de Janeiro a Julho concretizaram um valor médio acima dos 8,0 mil milhões.

O que o país tem de reservas permite comprar mais de 12 meses consecutivos de importação, uma situação que representa um forte alívio às pressões inflacionistas exercidas pelo mercado dos bens alimentares.

A média de convergência é de uma reserva capaz de suportar um mínimo de seis meses de importações.
A alta do preço do barril de Brent está a favorecer a acumulação de recursos extraordinários ao Tesouro.

Leave a Reply

Your email address will not be published.