Friday, July 01, 2022

“Valor Criança” beneficia mais de 14 mil famílias

Crianças menores de cinco anos, pertencentes a mais de 14 mil famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, no país, estão a ver as suas vidas melhoradas, através dos benefícios das Transferências Sociais Monetárias (TSM), no quadro do programa “Valor Criança”.

A informação foi divulgada, sexta-feira, em Luanda, pela directora nacional da Acção Social do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (Masfamu), Fátima Cabral, durante a abertura do Encontro Metodológico de Acompanhamento aos Centros de Acção Social Integrados (CASI). Fátima Cabral realçou que o programa “Valor Criança” visa proporcionar um bom começo de vida para as crianças, daí incluir a vertente da melhoria da nutrição dos pequenos.

A directora nacional explicou que as TSM servem para o apoio na saúde, educação e garantir o acesso das crianças aos serviços sociais básicos.

Neste sentido, tendo em conta o agravar das dificuldades de sustentabilidade das famílias, o Executivo decidiu aumentar de três para cinco mil kwanzas mensais o valor por criança na família. A directora nacional salientou que, no quadro do programa, decorre, ainda, campanhas de registo de nascimento e da atribuição do Bilhete de Identidade, numa acção em que o Masfamu conta com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), governos provinciais e bancos comerciais.

Para dar corpo a uma série de acções do programa, o secretário de Estado da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Lúcio do Amaral, avançou que a Municipalização da Acção Social conta com 53 CASI, criados pelo Executivo, com base nos Programas de Protecção Social (APROSOC) e de Fortalecimento da Protecção Social “Kwenda”, que conta com o engajamento de vários actores sociais nacionais e estrangeiros.

Lúcio Amaral salientou que as administrações municipais desempenham um papel importante para a dinamização e expansão efectiva da Municipalização da Acção Social, por isso, pediu que se adaptem ao contexto actual as acções viradas para o desenvolvimento do capital humano e, consequentemente, da comunidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.